A nova rotina para geração do DARF com Código de Barras foi implementada para integração por meio de uma API com o Sicalc.
A nova rotina está disponível no módulo Fiscal no menu: Impostos \ Federais \ DARF com Código de Barras
E no módulo Controle de Tributos no menu Movimentos \ Débitos \ DARF com Código de Barras.
Para geração do DARF é preciso preencher os seguintes parâmetros:
Empresa: Busca a empresa do atalho F7.
Filial: Busca a filial do atalho F7.
Período Inicial: Busca do atalho F7, permitindo consulta no calendário.
Período Final: Busca do atalho F7, permitindo consulta no calendário.
Filtrar: Com as opções Data Apuração e Data Vencimento.
Imposto: Selecionar os Impostos que deve ser gerado DARF.
Imprimir Observações: “Não” para não gerar nenhuma observação, “Sim” para gerar a observação do cadastro do Imposto no Controle de Tributos; e Outro para gerar o texto do parâmetro abaixo.
Observações: Campo para digitação de texto a ser gerado no DARF.
Ao executar (F9) são listados na aba Dados todos os Débitos localizados com o filtro dos dados informados nos parâmetros.
Aguardando: Mostra os Débitos filtrados pelos parâmetros para envio via API;
Andamento: Mostra os Débitos selecionados e já enviados para fila da API para geração do DARF;
Verificar: Mostra os Débitos que tiveram falhas/erros e que não gerou DARF;
Sucesso: Mostra os Débitos enviados e informa que o DARF gerou corretamente;
Os dados gerados para envio do Débito para geração de DARF pela API são de origem do cadastro do Débito no módulo Controle de Tributos.
Para enviar os Débitos para a API e gerar os DARFs, é necessário selecionar quais Débitos deseja e executar a Ação Enviar API conforme imagem:
Para cada Débito enviado para a API o Status é atualizado. São demonstrados na coluna Status conforme o progresso os seguintes Status:
Abrir / Baixar PDF: Ação habilitada para Abrir e Baixar PDF, para Débitos que tiveram o DARF gerado com Sucesso.
Reenviar API: Ação habilitada para Reenviar para fila da API os Débitos que tiveram retorno com Erros na geração do DARF.
Excluir: Ação habilitada para Excluir da Fila da API aquele DARF que tiveram retorno com Erros ou que deseja gerar Novo DARF.
Visualizar Log: Ação habilitada para Visualizar em Log os retornos dos envios para a API.
Enviar E-Doc: Ação habilitada para envio dos PDF dos DARF gerados para o ambiente do E-Doc no Questor Zen.
Para abrir o PDF do DARF gerado basta apenas clicar na Ação: Abrir/Baixar PDF que o DARF será baixado na pasta "Temp" de instalação do Questor e abrirá na tela para conferência.
Para Enviar o DARF ao e-Doc basta apenas clicar na Ação Enviar e-Doc que o PDF do DARF será publicado no ambiente dos Documentos Enviados no e-Doc.
Observação: Caso ocorra a não exibição das ações em tela, pode-se utilizar a ferramenta de formatação, clicando com o botão direito do mouse, e usar o autoajuste das células. Assim, para os próximos acessos, as ações serão todas exibidas.
Para realizar a geração do DARF por meio da API Integra Contador é necessário que o escritório/empresa realize o cadastro no SERPRO para ter acesso às senhas que serão utilizadas na configuração do Questor.
O Integra Contador é uma plataforma que disponibiliza serviços voltados ao mercado contábil e fiscal, incluindo escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil, otimizando a prestação de serviços aos contribuintes.
O cadastrado do escritório/empresa deverá ser realizado em:
Com o acesso na Área do Cliente da SERPRO, serão disponibilizadas as seguintes chaves: Consumer Secret e Consumer Key, as quais serão utilizadas na configuração do vínculo do Questor com a API do Integra Contador.
Todo escritório contábil ou grupo empresarial que queira utilizar a integração com API Integra Contador para geração do DARF, precisará configurar em Configurações / Opções Gerais no detalhe Integra Contador:
E na rotina do módulo Gerenciador de Empresas Cadastros / Certificado Outorga:
Para cada requisição/geração do DARF será cobrado um valor, ou seja, o Serpro faz a cobrança conforme a quantidade de requisições efetuadas na API. Portanto, a Inscrição configurada em Configurações \ Opções Gerais é quem receberá a cobrança pelo uso da API. Pois, a API do Integra Contador valida o CNPJ da Personalização com o CNPJ do Certificado.
Importante: Sempre que existir na configuração do Integra Contador a opção de DARF selecionada, os DARFs serão gerados com a API do Integra Contador. Caso, o DARF não seja selecionado nessa configuração, continuará gerando por meio da API Questor.
Realizadas as configurações dos dados para Integra Contador e enviado o certificado válido, pode-se utilizar a geração dos DARF pela rotina DARF com Código de Barras. O funcionamento será o mesmo que na API Questor, selecionam-se os débitos pelos parâmetros e executasse o envio do débito para a fila da API.