Esta rotina tem a finalidade de configurar a integração contábil do controle de tributos com a contabilidade. O usuário poderá definir tabelas contábeis para os créditos (baixas) ou débitos (inclusões) feitas no controle de tributos, de forma que os lançamentos contábeis destas informações sejam integrados diretamente no módulo contábil.
Estas tabelas são definidas por empresa, sendo permitida a duplicação das tabelas definidas de uma empresa para outra.
Para configurar as tabelas contábeis, acessar o menu Cadastros / Tabelas Contábeis / Tabela Contábil.
Ao criar uma nova tabela contábil, informar um código para a tabela contábil que será cadastrada. Informar uma descrição para identificar a tabela contábil que será cadastrada. Sugestão é cadastrar uma descrição que permita identificar os lançamentos que serão efetuados, como por exemplo, Pagamento de GPS, Pagamento do PIS, etc.
Nesta tela também serão definidas as partidas contábeis de cada tabela, onde serão especificados os lançamentos a serem efetuados quando utilizada a tabela contábil, contas, regras de valores e históricos. Para cada tabela poderão ser incluídas várias sequencias de lançamentos, prevendo a ocorrência de juros, multas, etc.
No campo "conta contábil", caso não seja informada uma conta específica, o usuário poderá informar algumas contas para seleção no momento da contabilização. Somente as contas informadas ficarão acessíveis ao usuário e caso o mesmo informe um código diferente dos configurados, o sistema exibirá mensagem de aviso que o código não é permitido.
Após o cadastro das tabelas contábeis e suas respectivas partidas contábeis, no momento do lançamento no Controle de Tributos, haverá um campo para que seja informada a tabela contábil que representa o lançamento ou grupo de lançamentos contábeis para a operação que será realizada.