Este é um processo contínuo, pois, uma vez que o contrato é lançado e as parcelas geradas, é necessário acessar essa rotina sempre que houver o pagamento das parcelas para realizar as baixas e os seus respectivos lançamentos contábeis, da efetivação do contrato, pagamentos mensais e também a geração das provisões de longo prazo para curto prazo.
Basta informar a Data Inicial e Data Final nos parâmetros e com base nos filtros listar as parcelas em tela.
Acesse a rotina em Área de Trabalho / Empréstimos e Financiamentos / Pagamentos
Assim que as parcelas forem geradas, é fundamental quitar a parcela do tipo 'Contratação' para efetivar a integração do empréstimo e gerar o lançamento contábil da entrada do recurso na conta bancária. Esse lançamento será registrado nas contas contábeis especificadas na tabela contábil cadastrada para este contrato, utilizando a variável Valor Contábil: Vlrcontabil. Neste mesmo instante ao gravar a baixa desta parcela e clicar em Gerar Lançamentos Contábeis, serão gerados os lançamentos para as provisões de Juros a Longo prazo contas vinculadas na tabela na Variável: VlrProvJuroLongPrazo, assim como a contabilização dos Encargos Contratuais, IOF e Seguros nas contas contábeis vinculadas nas variáveis: VlrEncargContrat, VlrIOF, vlrSeguro.
Antes de efetuar o pagamento das parcelas do tipo Empréstimo/Financiamento em seguida a efetivação da parcela contratação, selecione as 12 parcelas que estão vinculadas ao curto prazo deste contrato, informe no campo “Data provisão Curto Prazo” a data em que o lançamento contábil das provisões devem ser considerados para fins do saldo contábil para estas contas e clique na ação "Gerar Lançamentos Contábeis" para criar o lançamento das provisões.
Feito este procedimento ao retornar na Grid a coluna “Provisão Gerada” irá passar ao status igual a “sim” os lançamentos serão gerados mediante as Variáveis : VlrProvParcCurtoPrazo e VlrProvJuroCurtoPrazo informada na tabela contábil. Sendo que para cada parcela na data informada na Grid serão gerados dois lançamentos contábeis, um para a provisão da parcela para o curto prazo e o segundo do juro da parcela também para o curto prazo.
Caso o usuário deseje gerar lançamento contábil com data futura a da personalização também será possível nesta rotina.
A contabilização da quitação da parcela será com base na variável VlrParcEmpFin nas contas contábeis (Débito e Crédito) vinculadas no cadastro da tabela contábil.
Nas parcelas mensais de empréstimos em que possuir lançamentos a pagar relativos a IOF e Seguros deverá gerar os lançamentos nas contas contábeis vinculadas pelas variáveis: VlrIOF, vlrSeguro, além da contabilização para as despesas de juros e multas por atraso incorridos no pagamento, mediante a validação das variáveis VlrJuro, vlrMulta, vlrDesc informados durante a baixa da parcela. No momento da baixa da parcela também será gerado o lançamento contábil da Apropriação para Despesa referente ao Juro da Parcela quitada com base nas contas informadas com a variável: VlrAproJuroEmp.
Observação: Em relação à implementação de saldos de empréstimos em andamento, é necessário, ao registrar o acordo, informar o saldo devedor atual e as respectivas datas de pagamento. Além disso, nos pagamentos das parcelas relacionadas a contratação efetivação inicial do empréstimo, não deve haver a geração de lançamento contábil, sendo assim o fluxo pode ser seguido normalmente.
Esta ação é um facilitador para efetuar a baixa de uma ou mais parcelas, basta selecionar nas parcelas a ação “Quitar Parcela”, uma mensagem será exibida para confirmar, pois a baixa será exatamente na data prevista assim como os valores. Ao retornar a Grid a situação da parcela será atualizada para o Status Quitado.
Para a edição da data e valores do pagamento, basta clicar na Grid no menu de ações ícone "editar" onde será aberto o modal do pagamento da parcela com a opção da edição.
Importante: Para as parcelas mensais de Empréstimo ou Financiamento antes de efetuar o pagamento deve-se atentar a coluna Provisão Gerada, caso o conteúdo esteja igual a não e houver a tentativa da baixa a mensagem abaixo será disparada.
Para efetuar a baixa individual de cada parcela basta clicar no ícone “editar” na grid e realizar manualmente, confirmar os dados e clicar na ação “Salvar”.
Ao retornar a Grid a situação da parcela será atualizada para o Status Quitado.
Para efetuar a exclusão do pagamento da parcela será necessário selecionar a parcela e em seguida clicar na ação “Excluir Baixa Parcelas”.
Caso a parcela possua lançamentos contábeis gerados será exibida mensagem de orientação para primeiramente realizar a exclusão dos lançamentos contábeis manualmente e retornar para finalizar.
Após a parcela com situação “Quitado” é possível efetuar a geração dos lançamentos contábeis, assim que clicado na ação e o status da parcela estiver atendendo o requisito de situação “Quitado” serão gerados os os lançamentos contábeis em relação ao pagamento das parcelas e ao retornar na Grid na coluna “Lançamento Contábil” o status passará a conter a situação igual a “Sim”.
Os lançamentos contábeis gerados neste processo serão mediante operação interna do sistema com base nas variáveis configuradas na Tabela contábil informada no cadastro do acordo contratual. No caso de dúvidas consulte a listagem abaixo: