A rotina de geração dos arquivos para os formulários do IBGE foi disponibilizada no módulo Contabilidade.
O primeiro passo será acessar a rotina Cadastro \ Configuração IBGE e cadastrar o tipo de formulário conforme a solicitação que a empresa recebeu do IBGE.
Deverá ser selecionado o tipo de pesquisa, depois salvar e atualizar, assim serão demonstrados em tela os campos correspondentes ao formulário selecionado.
Agora é a etapa de configurar as fórmulas que irão buscar do plano de contas as informações necessárias para cada campo do formulário.
Na coluna Fórmula, ao clicar na ação de pesquisa, será aberta a tela na qual o usuário deverá selecionar o tipo de informação que deverá ser buscada no plano de contas e construir a fórmula.
A fórmula é de definição do usuário, onde o mesmo informará o valor que deseja buscar de determinada conta.
Abaixo, pode-se observar um exemplo onde o sistema buscará o valor do movimento das contas:
Para conferência das informações, pode ser utilizada a Consulta Balancete Débito Crédito Movimento, localizada em Consultas \ Balancete Débito Crédito Movimento