O sistema disponibiliza na rotina de Consultas três opções para consultas:
Consultas - Lançamentos Gerenciais
Consultas - Saldos Gerenciais
Consultas - Razão de Contas Contábeis Gerencial
Caso nenhuma das opções de consultas, disponíveis pelo sistema, atendam as expectativas do usuário, o sistema permite também a montagem de uma consulta totalmente personalizada, ou seja, uma consulta desenvolvida pelo próprio usuário.
Consultas Personalizadas
A rotina de Consultas Personalizas, é uma ferramenta que permite ao usuário montar uma forma de consultar totalmente única e moldável, conforme a necessidade do usuário, as consultas geram informações de totais, permite a exportação da consulta configurada para Excel, TXT, HTML, PDF entre outros arquivos, é possível visualizar os dados também em gráficos, enfim a consulta em si, é mais um ganho operacional para o usuário. Para efetuar a configuração da consulta personalizada o usuário precisa acessar a rotina Consultas - Consultas Personalizadas - Gerador de Consultas:
Posição - Ao executar F3 (Nova Consulta) o sistema irá sugerir como sequência a numeração "0", dessa forma o Cliente pode definir a ordem que a Consulta será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Nome do Arquivo - Esse NOME deve ser informado sem espaços, será o nome do arquivo salvo dentro da pasta de instalação do Questor no caminho “C:\nQuestor\Usuario\Consultas\”.
Descrição Menu - Como a nomenclatura sugere, a descrição informada nesse campo é a que será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Na aba lateral o sistema disponibiliza três grupos de dados a serem consultados:
Lançamentos - É armazenado nessa tabela apenas os dados de lançamentos como valor do lançamento, número da conta a débito e a crédito, por isso se quiser montar uma consulta que venha a descrição das contas, vamos precisar relacionar essa tabela com a do cadastro.
Cadastros - Nessa tabela é armazenado os cadastros da empresa, como o plano de contas e históricos.
Formulas - Esse campo é utilizado no desenvolvimento de fórmulas logicas do sistema, para o seu desenvolvimento é necessário conhecimento avançado do software.
Na outra lateral é a tela aonde é efetuado a montagem da consulta, com a seleção das informações a serem apresentadas:
Descrição - É a descrição do Cadastro do Sistema de onde pretende-se extrair os dados da Consulta.
Nome Customizado - Esse campo tem por finalidade a customização do nome do campo, exemplo se no campo aonde diz Centro de Custo da descrição, fosse quer informar o nome Contas de Centro de Custo, na geração da consulta o sistema iria converter o nome desse campo para o escolhido.
Filtro - Essa opção é para definição dos Campos que serão os Filtros (Parâmetros) das Consultas. Exemplo como filtra empresa, filial, data inicial e final.
Dado - Nessa opção o Cliente define o que deseja listar como dados na consulta, tudo que for marcado de cada Cadastro será gerado na Consulta Personalizada.