Esta funcionalidade tem como objetivo a transmissão de dados para a DIRBI por meio de uma API interna desenvolvida pela Questor. Para que a transmissão seja realizada corretamente, é necessário configurar os benefícios da empresa e vincular os certificados digitais na rotina Operações > Gerenciador de Empresas - Rotinas Societário > Consulta Certificado Digital API sendo do Estabelecimento ou por meio de Outorga.
Importante: Envio com ou sem procuração/outorga:
Para acessar a rotina da transmissão da DIRBI, basta acessar em: Obrigações > Fiscal > DIRBI
A rotina Optante pela DIRBI tem o objetivo de habilitar quais são os benefícios que serão utilizados na transmissão da API.
Data Opção: Campo Obrigatório, insira a data de início da Opção de Transmissão.
Optante DIRBI: Campo Obrigatório, define entre Sim ou Não
Benefícios: Campo Obrigatório, marque um ou mais benefícios. Os benefícios marcados serão apresentados na tela de Transmissão.
A rotina Transmissão DIRBI apresentará uma breve consulta dos valores que pode ser editada a critério de cada usuário e no próximo passo há o painel de transmissão.
1 - Consulta
Empresa: Selecione a empresa que deseja consultar os dados
Competência: Insira a data (mm/aaaa) para apresentar os dados da Consulta.
Ações disponíveis
Recarregar os dados: Se os dados inseridos ou as seleções de benefícios estiverem incorretos e o usuário desejar restaurar os valores originais, basta acionar a opção "recarregar os dados". Assim, os dados padrão e as seleções iniciais de benefícios serão exibidos novamente na consulta.
Abrir Optante pela DIRBI: Caso deseje visualizar a opção realizada.
Salvar: Após edição dos dados é necessário salvar os dados para que no próximo passo da transmissão os dados estejam corretos.
Desfazer: Caso deseje desfazer uma digitação antes de salvar.
Importante:
Os valores de alguns benefícios são sugeridos automaticamente com base na escrituração, enquanto outros devem ser informados manualmente pelo usuário. Abaixo tabela com os benefícios que são calculados e transmitidos pelo sistema e os que não são calculados mas são transmitidos através do preenchimento manual:
2 - Transmissão
Para acessar o passo 2 da transmissão enquanto o passo 1 da consulta está aberto, basta clicar em "Avançar" no rodapé da página.
Ao acessar a etapa de transmissão, basta informar os parâmetros e clicar em "Executar" para exibir os passos necessários para a transmissão.
Empresa: Selecione a empresa que deseja carregar os dados para o painel de transmissão.
Competência: Insira a data (mm/aaaa) para apresentar carregar os dados para o painel de transmissão.
Painel de Transmissão: No painel irá carregar os dados da empresa, competência, as situações e notificações para acompanhamentos da transmissão e as ações de envidar dados e atualização do status.
Situações e Notificações de Transmissão:**
Não Enviado (Com essa situação pode ser iniciado o envio de transmissão.)
Enviado
Inserindo na Fila
Logando
Declaração transmitida com sucesso (Quando a situação estiver como Pronto será apresentado na coluna Notificações a mensagem de Declaração transmitida com sucesso seguida do número da declaração que estará no portal do eCac.)
Para reenviar uma declaração já transmitida, basta acessar o painel de transmissão e clicar na opção de envio. O sistema irá refazer o processo de transmissão.
Esse erro ocorre quando, no Cadastro da Empresa, na aba Acompanhamento Empresa/Estabelecimento, o campo Outorga, o período de início e fim da Vigência não corresponde ao mês de 07/2024, por exemplo. Para realizar o envio, basta corrigir as datas da Outorga e executar o processo de envio novamente.