Esta jornada visa informar as receitas e folhas de salários de períodos anteriores à data de opção no Questor, quando estes não foram apurados pelo sistema, para totalização da RBT12 e das Folhas de Salários dos últimos 12 meses. Ou até para as empresas que não utilizam o módulo Folha de Pagamento.
Seu acesso se dá pelo seguinte caminho: Obrigações \ Simples Nacional \ Área de Trabalho Simples Nacional \ Configurações do Simples Nacional \ Configurar Receitas e Folhas de Salários Mensais
Configuração Automática: Neste parâmetro temos as opções Sim e Não. Quando selecionado a opção Não, deverá preencher os campos:
Competência Inicial: Informar a competência inicial para preenchimento das receitas e folhas de alários dos últimos 12 meses.
Observação: A competência informada deve ser anterior à data da Opção do Simples Nacional no Questor Cloud/Desktop. Caso seja informado manualmente a receita em um período com documentos fiscais escriturados no sistema, ao gerar o demonstrativo pode ocorrer duplicidade no valor do período.
Competência Final: Informar a competência final para preenchimento das receitas e folhas de salários dos últimos 12 meses.
Empresa: Informar o código da empresa detentora das receitas que estão sendo informadas.
Filial: Informar o código da filial detentora das receitas que estão sendo informadas.
Ao clicar no botão Avançar, o sistema passará para terceira tela (Receitas e Folha de Salários Mensais) e listará as competências filtradas no parâmetro inicial e possibilitará o preenchimento manual das receitas e folhas de salários.
Após o preenchimento das receitas e folhas de salários, é necessário salvar as alterações através do ícone
Observação: Para as empresas que não utilizam o certificado próprio da empresa deve ser cadastrado no Outorga.
A comunicação/integração para buscar as informações será realizada utilizando o Integra Contador da Questor, não sendo necessário o usuário ter a opção pela Integra Contador.
Quando selecionado a opção Sim, o sistema irá realizar de maneira automática através da API, o preenchimento das informações das receitas e folha de salário direto pelo site do Simples Nacional.
Para realizar a busca das informações corretas, o sistema irá validar a data da Opção do Simples Nacional, e localizar a declaração anterior a esta data considerando-a como a última declaração transmitida.
Parâmetros que devem ser preenchidos:
Ao clicar no botão Avançar, o sistema passará para a segunda tela **(Importar Receitas e Folha de Salários Mensais).
Para realizar o envio desta requisição para API basta clicar na ação Enviar Dados
Após para acompanhar o status do processo basta clicar na ação Atualizar Status
Através do status e do campo de Notificação é possível visualizar se a API já realizou a busca das informações. Assim que finalizada a requisição basta clicar no botão de Avançar e será possível visualizar no Receitas e Folhas de Salários Mensais, o preenchimento das informações já realizado automaticamente.
Na terceira aba (Receitas e Folhas de Salários Mensais) será demonstrado o período dos últimos 12 meses de acordo com a data da opção do Simples Nacional. Usuário deverá conferir as informações e após salvar as informações.