Através desta rotina é possível escriturar os valores de Controle de Créditos Fiscais de ICMS para o preenchimento do Registro 1200/1210 no SPED Fiscal para os contribuintes do Estado do Goiás.
Em Obrigações > ICMS > GO > Controle Créditos Fiscais 1200/1210, é possível efetuar o lançamento do Registro 1200.
Para isso, acesse o menu Ações e selecione a opção “Novo”. Em seguida, preencha os valores nos campos apresentados na rotina:
Após selecionar o Código de Operação/Código de Ajuste e preencher os demais campos, clique na ação Salvar para gravar o lançamento.
O botão Salvar atualiza automaticamente o campo Saldo de Crédito Fiscal, realizando o seguinte cálculo:
Em seguida, deve ser realizado o preenchimento do cadastro de Utilização de Créditos Fiscais – Registro 1210.
Na Grid de Cadastro de Utilização de Créditos Fiscais – Registro 1210, é possível efetuar novos lançamentos.
Para isso, clique no menu de Ações e selecione a opção “Novo”. Em seguida, preencha os seguintes campos:
Campos opcionais:
Quando a soma dos valores do campo “Total de Crédito Utilizado” for diferente do valor informado no campo “Crédito Utilizado no Período” da grid anterior, o sistema exibirá uma mensagem de alerta.
Essa mensagem informará a diferença encontrada e oferecerá ao usuário a opção de atualizar automaticamente o valor.
No Demonstrativo de ICMS/GO, acessível pelo menu: Obrigações > ICMS > GO > Demonstrativo ICMS/GO, na aba “Controle de Créditos Fiscais 1200/1210”, serão exibidos todos os lançamentos efetuados para cada Código do Tipo de Utilização do Crédito.
Na geração do arquivo SPED Fiscal, acessível pelo menu: Obrigações > Gerar Arquivos > SPED Fiscal, os registros 1200 e 1210 serão transportados automaticamente, com base nos lançamentos efetuados nesta rotina.