Na primeira etapa, Parâmetros, selecione a empresa que foi configurada na rotina de cadastro e informe os campos correspondentes a ela.
Os campos de preenchimento são:
Empresa: Informe a empresa para a qual deseja gerar o arquivo.
Data Inicial: Informe a data inicial para a geração do arquivo.
Data Final: Informe a data final para a geração do arquivo.
Situação Cadastral em 31/12/XXXX: Informe a situação cadastral da empresa no período. As opções são:
01 - Em operação;
03 - Paralisada com informação;
04 - Extinta com informação.
Mudanças Estruturais: Informe se ocorreram mudanças estruturais na empresa no período. As opções são:
01 - Fusão ou cisão total;
02 - Cisão parcial;
03 - Incorporação de/por outra(s) empresa(s);
06 - Alteração de CNPJ por outros motivos (esclareça em “OBSERVAÇÕES”);
00 - Não houve mudanças.
Mês da Ocorrência para as Situações Cadastrais: Nessa etapa, informe o mês em que ocorreu a alteração cadastral da empresa.
⚠️ Atenção! Quando o campo “Situação Cadastral em 31/12/XXXX” estiver definido como 03 – Paralisada com informação ou 04 – Extinta com informação, o sistema habilitará o campo Mês da Ocorrência para as Situações Cadastrais para preenchimento.
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Ano da Ocorrência para as Situações Cadastrais: Nessa etapa, informe o ano em que ocorreu a alteração cadastral da empresa.
⚠️ Atenção! Quando o campo “Situação Cadastral em 31/12/XXXX” estiver definido como 03 – Paralisada com informação ou 04 – Extinta com informação, o sistema habilitará o campo Ano da Ocorrência para as Situações Cadastrais para preenchimento.
Primeiro CNPJ/Segundo CNPJ/Terceiro CNPJ: A informação Primeiro CNPJ/Segundo CNPJ/Terceiro CNPJ na entrega do arquivo IBGE geralmente se refere à necessidade de a empresa informante detalhar dados de diferentes unidades (matriz e filiais) ou de empresas que participaram de algum evento corporativo, como fusão, cisão ou incorporação, durante o período de referência.
O IBGE coleta informações econômicas detalhadas por meio de pesquisas anuais (como a Pesquisa Anual de Comércio - PAC, Pesquisa Anual da Indústria - PAI, Pesquisa Anual de Serviços - PAS), e, para garantir a precisão dos dados, é fundamental identificar todas as unidades envolvidas na operação da empresa.
Em geral, os campos significam:
Primeiro CNPJ: Refere-se, usualmente, ao CNPJ principal da empresa (raiz e identificador da matriz ou da principal unidade de operação).
Segundo CNPJ/Terceiro CNPJ: São campos destinados a informar os CNPJs de outras unidades (filiais) ou de empresas que foram incorporadas ou que sofreram alterações cadastrais relevantes (como mudança de razão social ou de CNPJ) ao longo do ano a que se referem as informações prestadas.
O objetivo é permitir ao IBGE consolidar as estatísticas de todas as atividades econômicas do grupo empresarial ou da unidade de referência para aquele ano específico, evitando duplicação ou omissão de informações. As instruções detalhadas para o preenchimento podem ser encontradas na documentação técnica específica da pesquisa à qual a empresa está respondendo (disponível no portal de questionários eletrônicos do IBGE).
Principais Mercadorias Revendidas 01/Principais Mercadorias Revendidas 02/Principais Mercadorias Revendidas 03: No formulário do IBGE, ao gerar o arquivo das pesquisas de comércio (Completa ou Simplificada), o sistema solicitará o preenchimento das três principais mercadorias revendidas pela empresa. Esse campo deve ser preenchido somente por empresas que realizam revenda de mercadorias, não se aplicando a empresas exclusivamente industriais.
Siga as orientações:
Identifique as mercadorias com maior representatividade na receita: O PVA do IBGE orienta que o preenchimento seja feito por ordem de predominância na receita, considerando o montante total de vendas ou de representação comercial.
Informe até três mercadorias:
Se a empresa tiver apenas uma mercadoria, informe somente a primeira e deixe as demais em branco.
Se tiver duas, informe a número 1 e a número 2, deixando a terceira vazia.
Se a empresa trabalhar com diversos produtos, utilize o ERP para identificar quais são os três itens que mais geraram receita no ano e informe os nomes.
Descreva cada mercadoria por extenso: Informe o nome da mercadoria de forma clara, por exemplo:
Água mineral;
Refrigerante Coca-Cola;
Cerveja Pilsen.
Forma de Tributação Utilizada Pela Empresa: Informe o regime de tributação da empresa. As opções são:
Lucro Real;
Lucro Presumido ou Arbitrado;
Simples Nacional;
Imune ou Isenta.
Discrimine os Principais Valores Quando Ultrapassar 30% do Total: Preencha quando existir uma despesa ou grupo de despesas cujo valor individual ultrapasse 30% do total de despesas do ano.
Nos parâmetros da geração do arquivo IBGE, há três campos destinados à identificação de despesas que representam mais de 30% do total anual de despesas da empresa.
Exemplo:
Total anual de despesas: R$ 1.000.000,00;
30% do total: R$ 300.000,00;
Se existir uma despesa de R$ 400.000,00 ou R$ 500.000,00, ela deve ser discriminada.
Siga as orientações:
Identifique a despesa que ultrapassou 30% do total anual.
Informe nos parâmetros:
Descrição da despesa, por extenso.
Valor correspondente daquela despesa no ano.
Você poderá informar até três despesas que atendam ao critério de representatividade.
Outras Formas de Ligação Entre Empresas: Informe quando houver as outras formas de ligação entre as empresas. As opções são:
A empresa fornece mão de obra que atua na atividade-fim de outra(s) empresa(s);
A empresa contrata mão de obra terceirizada que atua em sua atividade-fim;
A empresa recebe/envia valores a título de compartilhamento ou concentração de custos e despesas;
Não há outras formas de ligação entre a empresa.
Ignorar Zeramento: Esse parâmetro define se o sistema desconsiderará ou não os lançamentos contábeis com origem “ZZ” (Zeramento) durante o cálculo.
Ao selecionar “Sim”, o sistema ignora os lançamentos com origem “ZZ” e utiliza apenas o valor calculado.
Ao selecionar “Não”, o sistema considera normalmente os lançamentos gerados com origem “ZZ”.
As informações serão exibidas conforme as fórmulas configuradas na jornada Configuração IBGE. Esses valores aparecerão na coluna Valor Calculado.
Na coluna Valor Ajustado, você pode informar outro valor, caso identifique divergência no Valor Calculado. Esse recurso permite agilizar ajustes e correções antes da geração do arquivo.
Observação:Fique atendo a priorização dos valores na geração do arquivo. Funciona da seguinte forma:
Se a coluna Valor Ajustado tiver um valor informado, esse será o valor gerado no arquivo.
Se a coluna Valor Ajustado estiver em branco, o sistema considerará o Valor Calculado.
⚠️ Atenção! Caso algum valor seja informado manualmente nesta tela, é necessário salvar as alterações antes de avançar para a próxima etapa da geração do arquivo.
Neste passo, o sistema gera o arquivo que será importado no programa do IBGE para a transmissão. Para concluir, faça o download utilizando o botão exibido na tela.