O cadastro dos sistemas é feito na rotina: Cadastros > Sistema.
Ao abrir a rotina serão demonstrados os sistemas ja cadastrados. Para cadastrar um novo clique no ícone "Novo (F3)".
Sistema: Informe neste campo um número para o TCE. Para cada TCE ao qual serão enviados arquivos, é necessário realizar um cadastro, atribuindo um código específico. Esse código é definido pelo próprio usuário e será utilizado na geração dos arquivos.
Sempre que a empresa for acessada por meio da opção F7, o sistema solicitará também o código do TCE correspondente.
Nome Sistema: Informe neste campo uma descrição que identifique a qual Tribunal de Contas pertence o cadastro em questão. Utilize uma identificação clara e objetiva, de modo a facilitar a consulta e o entendimento por outros usuários do sistema.
Estado: Informe neste campo a sigla do estado ao qual pertence o TCE que está sendo cadastrado. Essa informação será utilizada internamente pelo sistema para identificar quais arquivos deverão ser gerados para o respectivo estado.
Máscara Plano: Informe neste campo a máscara do plano de contas do TCE. Antes de defini-la, analise o Plano de Contas Padrão de cada Tribunal de Contas e somente após essa verificação realize a definição.
A máscara deve seguir o mesmo padrão utilizado nos planos de contas padrão e específico do módulo Contábil, adotado também em outros módulos do Questor, como:
A máscara de classificação determina a quantidade de dígitos em cada nível de quebra e totalização.
⚠️Atenção!
Após cadastrar uma conta na tabela de Plano de Contas do TCE, não será mais possível alterar a máscara.Exemplo:
O Plano de Contas do TCE-SC utiliza a seguinte máscara de classificação:
9.9.9.9.9.99.99.99
⚠️ Importante!
No campo “Máscara Plano”, deve ser utilizada exatamente a mesma estrutura de máscara definida pelo TCE/PR, garantindo a compatibilidade na geração dos arquivos.