Esta rotina permite ao usuário efetuar um relacionamento dos Incentivos Configurados para cada produto que tenham incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado do Amazonas.
O relacionamento entre os produtos e incentivos deverá ser preenchido conforme cada Laudo Técnico que o Governo concede para cada produto.
O caminho para preencher estes relacionamentos, encontra-se em: Impostos \ Estaduais \ ICMS/AM \ Incentivos Fiscais / Relacionamento Produtos/Incentivos.
Na Aba (1) da tela deve ser definido os Parâmetros para o carregamento dos produtos a serem configurados ou consultados.
Filial: Informar o código da Filial, campo obrigatório.
O campo filial irá apresentar as filiais da Empresa Selecionada no F7, porém, só irá apresentar as configurações por filial selecionada, sem a possibilidade de visualizar duas ou mais filiais ao mesmo tempo.
Produto: Informar o código do produto ou dos produtos que deseja configurar e/ou consultar.
Aba (2) tela de Configuração e/ou Consulta dos Relacionamentos.
Nesta tela será demonstrado as seguintes colunas:
Produto: Neste campo o sistema demonstrará o código do produto
Descrição: Neste campo o sistema demonstrará a descrição do produto
Classificação Fiscal: Neste campo o sistema demonstrará o NCM do produto
Descrição: Neste campo o sistema demonstrará a descrição do NCM
Nº Laudo Técnico: Informar aqui número do laudo técnico
Tipo de Bem: Informar aqui o tipo do bem a ser configurado. Ex. Bem Final
Início da Vigência: Informar aqui a Data de Início da Vigência do Incentivo (Campo Obrigatório)
Prazo de Validade: Informar aqui o Prazo Final da Validade do Incentivo (Campo Obrigatório)
Código Regra Incentivo: Informar aqui o Código da Regra do Incentivo que esse produto tem. (Campo Obrigatório)
Descrição: Neste campo o sistema demonstrará a descrição da Regra do Incentivo cadastrada.
Ao definir os parâmetros e executar, na aba dados listará os produtos filtrados na cor Azul.
Ao informar um dado novo ou alterar e clicar em “Enter” o sistema listará o produto configurado ou alterado na cor Verde demonstrando a alteração desta forma:
Para a operação ser gravada, deve-se utilizar o ícone: localizado na barra de tarefas.
Existem mais duas opções na Barra de Tarefas que podem ser usadas para configurar:
: Ao selecionar esta opção será Replicada a configuração do produto referente a coluna em que estiver selecionado para todos os produtos listados na tela.
Observação: Não é possível replicar de todos os campos ao mesmo tempo, sempre por Coluna.
: Ao selecionar esta opção a linha selecionada ficará na cor Vermelha, indicando o item a ser Excluído do relacionamento do produto / incentivo, após isso para confirmar a exclusão é necessário utilizar o ícone “Salvar”: .
Para inclusão de novos relacionamentos entre produtos e os incentivos fiscais há duas possibilidades:
Para isso é necessário acessar a última posição da rotina e adicionar o item desejado e proceder normalmente com a configuração.
Após isso, para confirmar a inclusão é necessário acessar o ícone “Salvar”.
Importante: Um novo produto só poderá ser cadastrado caso o seu código esteja no intervalo de produtos definidos nos parâmetros, caso contrário será apresentado uma mensagem impedindo de executar a ação.
Tentativa de Incluir o Produto 31:
Acessando os parâmetros com a opção de “Listar Produtos Configurados” preenchido com “Sim” será demonstrado os produtos que possuem configuração, caso um destes produtos tenha seu prazo de validade encerrado será necessário configurá-lo novamente.
Para inserir essa nova configuração para um mesmo produto ao fim da rotina, é possível adicionar esse mesmo item somente pressionando a seta para baixo do teclado habilitará o novo campo.
Digita-se novamente o código do mesmo já listado na rotina e assim realiza nova configuração com uma nova data de validade deste item.
Importante: O mesmo produto pode ser cadastrado com mesmo Código de Regra de Incentivo, porém, a Data de Início de Vigência precisa ser maior que o campo Prazo de Validade, caso contrário será impedido de executar a ação.