Nesta rotina são cadastradas as tabelas contábeis utilizadas na atividade da empresa.
Para efetuar o cadastro, consulta e manutenção das tabelas contábeis, o usuário deverá acessar a rotina Cadastros / Tabelas Contábeis / Tabela Contábil.
A rotina Tabela Contábil é responsável pela configuração da integração com a contabilidade de todos os lançamentos do módulo Fiscal. O módulo Fiscal tem a possibilidade de integrar com o módulo Contabilidade todos os lançamentos de entrada, saída, provisões de impostos, retenções na fonte, entre outras situações.
As tabelas contábeis são segregadas por empresa e existe a possibilidade de efetuar a duplicação de tabelas contábeis entre empresas.
Para duplicar tabelas contábeis entre empresas, utilizar a rotina localizada em: Cadastros / Tabelas Contábeis / Duplicar Tabelas Contábeis.
Observação: Para o perfeito funcionamento de tabelas contábeis duplicadas entre empresas, deve-se observar que a empresa origem e a empresa destino da cópia estejam usando o mesmo plano de contas na contabilidade.
Ao criar um novo cadastro de tabela contábil, os campos a serem preenchidos são os seguintes:
Tabela Contábil: informar um código para a tabela contábil. O sistema sugere o próximo número disponível na sequência.
Descrição: informar o nome da tabela contábil.
Forma Totalização: informar a forma de totalização dos registros conforme as seguintes opções:
• Analítica: contabilização individual lançamento por lançamento.
• Total do Dia: ao final de cada dia será gerado um único lançamento consolidando os demais. Utilizada para situações específicas de cada usuário.
• Total do Mês: ao final do mês será gerado um único lançamento com a soma de todas as situações ocorridas durante o mês.
Observação: Esta opção é geralmente utilizada para tabelas de integração/contabilização dos impostos.
Observação: Quando a forma de integração da tabela contábil diferir de analítica, a integração com a contabilidade somente ocorrerá com o processo que efetua a integração/contabilização, o qual é o comando de apuração/limpeza dos impostos ou contabilização/limpeza da contabilização dos impostos.
Sequência: o sistema permite configurar múltiplos lançamentos a débito e a crédito. Cada definição de débito ou crédito deverá ter um código de sequência diferente em uma tabela contábil. O código de sequência é sugerido pelo sistema de forma automática.
Filial: informar a filial da empresa para a realização do lançamento. Se não houverem filiais ou não forem realizados lançamentos segregados por filial, manter este campo em branco.
Origem Conta Contábil: informar a origem da conta contábil. O sistema permite utilizar as seguintes origens:
• Informar: o usuário fixa a conta contábil para a partida contábil.
• Conta cliente: o sistema utiliza a conta contábil pré-definida para o cadastro do cliente envolvido com a transação. Geralmente utilizada em lançamentos de NFs de saídas. No cadastro dos clientes o sistema mantém uma numeração pré-definida para uniformizar a codificação desse grupo de contas. Nesse cadastro, cada registro de cliente já tem um código de conta contábil pré-definido.
• Conta fornecedor: o sistema utiliza a conta contábil pré-definida para o cadastro do fornecedor envolvido com a transação. Geralmente utilizada em lançamentos de NFs de entradas. No cadastro dos fornecedores o sistema mantém uma numeração pré-definida para uniformizar a codificação desse grupo de contas. Nesse cadastro, cada registro de fornecedor já tem um código contábil pré-definido.
Natureza: informar a natureza (débito ou crédito) da partida contábil.
Conta Contábil: informar o código da conta contábil analítica que receberá os lançamentos da tabela contábil (campo habilitado quando o campo "Origem Conta Contábil" estiver definido com a opção "Informar")
Observação: no campo "Conta Contábil", o usuário pode manter o campo em branco, sem fixar uma conta. Assim, poderá configurar a partida contábil de duas formas:
Histórico: informar o código do histórico contábil para a partida contábil.
Complemento: informar um complemento para o histórico do lançamento da partida contábil. Os valores disponíveis para o campo, são os seguintes:
Informar Complemento: este parâmetro define a possibilidade de informar um complemento adicional além do histórico configurado na partida contábil. Desta forma, o sistema abrirá janela para o usuário poder informar um complemento adicional ao histórico antes de contabilizar/gravar.
Regra Valor Lançamento: neste campo será definida a fórmula para gerar o valor do lançamento contábil. Cada tabela contábil permite a formatação de um ou vários lançamentos a débito em contrapartida a um ou vários lançamentos a crédito. A fórmula da regra do valor de lançamento é livre para configuração do usuário, podendo ser configurada com o encadeamento de variáveis ligadas por sinais aritméticos.