Esta rotina tem como objetivo permitir a configuração da contabilização das receitas, despesas e dos valores dos impostos (PIS/COFINS), com base nas informações do demonstrativo do EFD Contribuições.
O acesso a essa rotina é feito pelo menu: Impostos > Federais > EFD Contribuições > Configuração Contabilização.
Na tela que será exibida, o usuário deve informar a empresa e a filial e, em seguida, clicar em "" para prosseguir.
Após executar a ação, o sistema habilitará os seguintes campos:
Receitas / Saídas por CST: Serão informadas as tabelas contábeis referentes ao movimento gerador de receitas, como saídas, prestações de serviços, entre outros.
Aquisições / Despesas / Entradas por CST: Serão informadas as tabelas contábeis relacionadas às aquisições ou despesas, como entradas, serviços tomados, devoluções, entre outros.
Resumo da Apuração: Serão informadas as tabelas contábeis que referenciam o resumo da apuração, como Contribuição Não Cumulativa no Período, Crédito Apurado Descontado no Período, entre outros.
Crédito Apurado no Período: Serão informadas as tabelas contábeis que referenciam os valores de crédito apurados no período, como Base de Cálculo do Crédito em Reais, Valor Total do Crédito Apurado, entre outros.
Para esse tipo de contabilização, é recomendável abrir o demonstrativo da EFD Contribuições. Dessa forma, você poderá vizualizar todas as linhas disponíveis e identificar com mais facilidade qual delas corresponde ao valor que deseja contabilizar, garantindo uma configuração correta.
Observação: As tabelas contábeis utilizadas na configuração da contabilização devem conter, no mínimo, duas partidas contábeis — uma de débito e outra de crédito — e devem utilizar a regra de lançamento "vlrContabil".
A configuração das tabelas para este campo pode ser realizada de duas formas:
No Grupo 4.3.05, foram informadas as seguintes tabelas:
Podemos observar que o campo "Grupo" exibe a informação inicial de cada tipo de débito. Nesse caso, ao vincular as tabelas contábeis no sistema, a configuração será aplicada a todo o movimento lançado no tipo de débito correspondente ao código 4.3.05.
Diferente do campo anterior, onde a definição era feita pelo Grupo, nesta seção as tabelas contábeis devem ser vinculadas individualmente para cada Tipo de Débito.
No exemplo abaixo, para o Tipo de Débito 4.3.05.01, foram informadas as seguintes tabelas:
Valor Item: Tabela utilizada para registrar o valor total da receita;
Valor Base de Cálculo PIS: Tabela utilizada para registrar a base de cálculo do PIS;
Valor Base de Cálculo COFINS: Tabela utilizada para registrar a base de cálculo da COFINS;
Valor PIS/Pasep: Tabela utilizada para registrar o valor total do PIS a recolher;
Valor COFINS: Tabela utilizada para registrar o valor da COFINS a recolher.
As aquisições funcionarão exatamente da mesma forma que as Receitas, utilizando duas opções de configuração. Vejamos:
No Grupo 4.3.07, foram informadas as seguintes tabelas:
Podemos observar que o campo "Grupo" exibe a informação inicial do tipo de crédito. Nesse caso, ao vincular as tabelas contábeis no sistema, a configuração será aplicada a todo o movimento lançado no tipo de crédito correspondente ao código 4.3.07.
Diferente do campo anterior, em que a definição era feita pelo Grupo, nesta seção as tabelas contábeis devem ser vinculadas individualmente para cada Tipo de Crédito.
No exemplo abaixo, para o Tipo de Crédito 4.3.07.01, foram informadas as seguintes tabelas:
A configuração das tabelas contábeis para este campo será feita com base no resumo da apuração do EFD Contribuições.
O usuário deve informar, em cada campo do demonstrativo, quais valores deseja contabilizar e vincular as respectivas tabelas contábeis conforme necessário.
As tabelas a serem informadas neste campo são:
A configuração das tabelas contábeis para este campo será feita com base nos créditos apurados no período do EFD Contribuições.
O usuário deve informar, em cada campo do demonstrativo, quais valores deseja contabilizar e vincular as respectivas tabelas contábeis conforme necessário.
As tabelas a serem informadas neste campo são:
Após a configuração, no momento da contabilização, o sistema verifica o tipo de contabilização definido na rotina Configuração da Filial. De acordo com essa definição, o comportamento será o seguinte:
Quando definida a opção Não Utiliza:
Quando definida a opção Off-Line, com Vínculo no Contábil:
Quando definida a opção Off-Line, sem Vínculo no Contábil:
Quando definida a opção On-Line: