O menu Consultas Personalizadas permite que sejam configuradas determinadas consultas com parâmetros a escolha do usuário, que pode configurar o relatório conforme a sua necessidade.
A consulta personalizada já cadastrada ficará disponível no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Já, para configurar uma nova consulta, a rotina é Consultas \ Consultas personalizadas \ Gerador de Consultas.
Observação: A rotina Consultas Personalizadas está disponível em cada módulo do Questor com opções de consultas internas para os dados contidos nas rotinas próprias do módulo, dados contidos em rotinas de outros módulos não são exibidos.
Posição: Ao criar uma consulta o sistema irá sugerir como sequência a posição zero, o código da posição pode ser definido pelo usuário, assim definindo a ordem que a consulta será exibida no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Nome do Arquivo: O campo "Nome do Arquivo", que deve ser informado sem espaços, acentos ou caracteres especiais, será o nome do arquivo que será salvo na pasta de instalação do Questor, geralmente no caminho C:\nQuestor\Usuario\Consultas\.
Descrição Menu: Como a nomenclatura automaticamente sugere, a descrição informada nesse campo é a que será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Modo: Padrão, SQL e power.
Mais Opções: Esta opção define o modo de exibição do Gerador das Consultas, expandindo as possibilidades e o nível de complexidade da consulta que está sendo elaborada, essa opção se alterna de Mais Opções e Menos Opções.
Descrição: É a descrição do Cadastro do Sistema de onde pretende-se extrair os dados da Consulta.
Nome Customizado: Esse campo tem a finalidade de unificar campos com a mesma função, porém de Tabelas diferentes, cito como exemplo os Lançamentos Fiscais de Entradas e Saídas, ambos possuem o campo Número de Lançamento. Porem os mesmos possuem nomes internos distintos, então quando informado em ambas das Tabelas um mesmo nome, como, por exemplo, número lançamento, o sistema demonstra uma única vez na consulta.
Filtro: Essa opção é para definição dos Campos que serão os Filtros (Parâmetros) das Consultas.
Dado: Nessa opção o usuário define quais informações deseja listar como dados na consulta, todos os campos selecionados serão gerados na grid da Consulta Personalizada.
Negativar: Essa opção tem por objetivo negativar valores, ou seja, exibir o valor com sinal negativo.
Exemplo: uma consulta criada com fim específico de gerar dados de quantidades de compra, menos a quantidade de venda de um determinado produto. Ao selecionar as entradas, para o campo Quantidade, o usuário seleciona a opção “Negativar” e para as saídas, não seleciona a opção "Negativar". Dessa forma, ao gerar a consulta, totalizando a opção totalizar no rodapé, o sistema irá calcular a quantidade líquida obtida para o produto.
Somar, Contar, Mínimo, Máximo e Média: Todas as funções funcionam da mesma forma. Os dados são obtidos do Banco de Dados, agrupados por todos os outros campos da seleção que não contenham uma destas opções.
Exemplo: Se selecionado o campo Data Lançamento de Entrada como dado e o campo Valor Contábil com o tipo SOMAR, irá totalizar no banco de dados os valores contábeis agrupados pela Data do Lançamento.
Se no campo Valor Contábil fosse selecionada a opção Contar, iria contar a quantidade de registros por Data do Lançamento;
Se no campo Valor Contábil fosse selecionada a opção Mínimo, iria trazer o menor valor encontrado no banco por Data do Lançamento;
Se no campo Valor Contábil fosse selecionada a opção Máximo, iria trazer o maior valor encontrado no banco por Data do Lançamento;
Se no campo Valor Contábil fosse selecionada a opção Média, iria fazer uma média dos valores contábeis por Data do Lançamento.
Junção: Esta opção deve ser utilizada para informar as junções de campos entre um cadastro com outro, seu uso somente se daria caso exista mais de uma ligação entre duas tabelas.
Exemplo: Usuário deseja fazer uma consulta no módulo Fiscal listando as Naturezas (CFOPs) e a Descrição da Tabela Contábil dos impostos ICMS, ISS, IPI. O sistema irá ligar os dois cadastros (CFOP e Tabela Contábil) pela (FK). O cadastro das naturezas possui campos de tabelas contábeis, logo possui várias ligações entre os cadastros da CFOP com o cadastro das tabelas contábeis. Quando o usuário desejar listar as CFOPs e cada um dos impostos com suas respectivas tabelas contábeis, a configuração da consulta personalizada se daria da seguinte forma: