Para utilizar o cadastro do cliente, acesse o menu: Faturamento > Cadastro > Cliente ou utilize o ícone disponível na tela inicial do Questor Empresarial.
Ao realizar o cadastro do cliente o usuário precisa atentar-se aos campos de preenchimento onde campos em NEGRITO são de preenchimento obrigatório, porém os demais campos também possuem sua importância e o seu preenchimento inadequado pode a vir gerar erros/rejeições no momento do faturamento.
No exemplo abaixo, na aba Informações Opcionais, os campos de telefone e e-mail não são de preenchimento obrigatório. No entanto, a ausência dessas informações ou o preenchimento incorreto com caracteres especiais pode causar rejeições. Os demais campos devem ser avaliados pelo usuário conforme a necessidade de preenchimento.
A aba Endereço para Entrega pode ser preenchida com o endereço de entrega, caso ele seja diferente do informado no endereço do cliente.
Na aba seguinte, ficam as informações de Pessoa Física. O usuário deve avaliar a importância do seu preenchimento.
As informações do Cônjuge estão disponíveis na aba seguinte e devem ser preenchidas conforme a necessidade identificada pelo usuário.
Na sequência, temos a aba Configurações Padrão, onde o usuário deve avaliar a importância do seu preenchimento.
Ainda na aba Configurações Padrão, o usuário deve atentar-se a algumas configurações que podem impactar diretamente no Faturamento. Veja abaixo:
Na sequência, temos a aba Configurações de Tributos, que contém as configurações para retenção de impostos (notas de serviço) e outros tributos.
Lembre-se de que nem todas as configurações mencionadas acima são obrigatórias. Apenas as que estão em Negrito exigem preenchimento obrigatório. Para as demais configurações, usuário deve avaliar a importância de seu preenchimento.
Ainda no cadastro de cliente, existe a opção de um cadastro simplificado, com configurações mais resumidas. Nesse caso, o usuário deve avaliar se esse modelo atende às suas necessidades.
Acessando o menu: Faturamento Cadastro > Cliente cadastro Simplificado
O cadastro simplificado segue a mesma lógica do cadastro normal de cliente, onde os campos em NEGRITO são obrigatórios, e os demais campos devem ser avaliados pelo usuário conforme a necessidade de preenchimento.